quarta-feira, 21 de abril de 2010

" VANESSA RANGEL "


Vanessa Teixeira Rangel (Niterói, 29 de julho de 1971) é uma cantora brasileira.
Cantora, compositora, instrumentista e violonista, aos nove anos de idade começou a tocar violão. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música, logo depois retornando à carreira de servidora pública federal.
Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling.
No final de 1997, gravou o CD Vanessa Rangel, lançado no ano seguinte.
Com dez músicas de sua autoria, o destaque era a canção Palpite, incluída na trilha sonora da telenovela da Por Amor, da Rede Globo, além da regravação de Acontece (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais. Palpite foi regravada pelo grupo Terra Samba.
Participou do CD 14 Bis - bis, interpretando, com Lô Borges, a faixa Sonhando o Futuro (Lô Borges e Cláudio Venturini).
Em 2000, lançou seu segundo disco, Mediterrâneo, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para Do Avesso (incluída na trilha sonora da telenovela Vila Madalena, da Rede Globo), Por Toda a Vida Agora e a faixa-título, entre outras, além de Paisagem na Janela (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção Palpite foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea As Cem Melhores do Século e as 14 Mais, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...