quarta-feira, 21 de abril de 2010

" DÉBORA BLANDO "


Deborah Salvatrice Blando (Sant'Agata di Militello, 3 de março de 1969) é cantora e compositora italo-brasileira.
Deborah nasceu em Sant'Agata di Militello, filha de pai italiano e mãe brasileira descendente de ucranianos, veio morar no Brasil aos cinco anos, fixando residência em Florianópolis. Aos 12 anos, foi convidada a gravar seu primeiro álbum sob o pseudônimo de Giovanna, intitulado "Alegria da Gente" e completamente gravado em italiano, se apresentando nos principais programas de televisão da época. Seus pais no entanto, não permitiram que a carreira viesse a atrapalhar seus estudos e assim parou com a carreira infantil. Tempos depois, retomou sua carreira trabalhando em musicais de Oswaldo Montenegro, entre eles Os Menestréis.

Em 1989, Deborah Blando já era contratada da Sony Music Brasil e conheceu Cyndi Lauper e seu empresário na época, David Wolf. Deborah logo se mudou para Nova York e assinou contrato com a Sony Music Internacional para o lançamento do disco "A Different Story". O primeiro single "Boy (Why Do You Wanna Make Me Blue)" que entrou para o American Dance Chart, e no comercial da Coca-Cola (Diet Coke).
O álbum recebeu uma edição especial ("A Different Story: Special Edition") em 1993, incluindo uma nova versão para "Decadence Avec Elegance", de Lobão, e uma versão de "A Maçã", sucesso de Raul Seixas. O single Innocence, ficou em #13 nas maiores rádios da Europa.

Em 1995, Deborah foi convidada pela banda espanhola de trip-hop, B-Tribe, a participar do álbum Suave, Suave. Foi também convidada pela Coca-cola a gravar a faixa Descobridor dos sete Mares. O single dessa música vendeu 1 milhão de cópias no Brasil.
Em 1997, Deborah lançou o CD "Unicamente", e a música que dá título ao CD explode nas paradas como tema principal da novela A Indomada. No mesmo ano, o single Gata vai para a trilha do seriado Malhação, também na Rede Globo. Esse album teve a participação de produtores de renome como Patrick Leonard (Madonna, Jeff Back) e David Foster (Michael Jackson, Natalie Cole, Whitney Houston).
Em 1998, Deborah lançou um novo CD e mais uma vez explode nas paradas com o single Somente o sol, versão da música I'm not in love, que vira tema de abertura da novela das 19h da Globo Corpo Dourado. Seu segundo single e primeiro clipe desse ano foi Águias. Dois anos mais tarde, a música Próprias Mentiras, ainda deste CD, vira hit nacional devido ao sucesso da novela Laços de Família, tema da personagem Íris (Débora Secco). Produzido por Deborah e o programador da cantora Madonna, Marc Moreau. Este album é o maior sucesso de Deborah na Europa, sendo disco de ouro em Portugal.
No ano 2000, Deborah enfrentou uma grande crise com sua gravadora Virgin / EMI. Gerando um grande processo e boicote de suas músicas nas rádios nacionais. Acobertada pela Abril Music volta às origens com o álbum Salvatrice, apenas com regravações italianas recentes com covers de Rolling Stone e Laura Pausini. Nessa mesma época, é convidada pela Walt Disney, a gravar o tema do filme Atlantis: The Lost Empire.
Em 2002 ela lança pela Universal Music sua primeira coletânea, incluindo todos os seus hits, tendo ainda, um bônus com mais cinco faixas inéditas.
Novamente cotada para fazer uma trilha sonora para a Rede Globo, mais uma vez, tema de abertura para a novela Chocolate com Pimenta.
Foi convidada em 2003 pelo cantor Irlandês Ronan Keating, ex-Boyzone, a faixa When You Say Nothing At All um dueto de grande sucesso na Inglaterra.
Deborah Blando sofre de Transtorno Bipolar e isso atrapalhava consideravelmente suas atitudes pessoais e na carreira. Decidiu então deixar sua carreira de lado, mudar-se novamente para os Estados Unidos e estudar o Budismo para procurar a paz interior.
Mesmo passando por uma crise pessoal, Deborah encontrou forças para lapidar um glorioso album de Música eletrônica, passando entre o House, Psy e as baladas com influência do Trip-hop. O album foi gravado durante sua temporada nos Estados Unidos e Mexico. Iria ser lançado em 2007, porem, não se sabe o motivo de seu atraso, mesmo tendo duas de suas músicas entre eles um remix na trilha da novela Sete Pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...