quarta-feira, 21 de abril de 2010

" SANDY "


Sandy Leah Lima (Campinas, 28 de janeiro de 1983) é uma cantora, compositora, produtora, e atriz brasileira. É formada em Letras pela PUCC.
Seu primeiro nome, Sandy, foi escolhido por causa do filme
"Grease - Nos Tempos da Brilhantina", com Olivia Newton-John,
o qual Sandy adorava enquanto criança.
Os pais, Noely Pereira de Lima e Durval de Lima (Xororó), assistiram juntos ao filme no cinema no dia em que começaram a namorar. O filme marcou tanto para o casal, que, ao terem sua primeira filha, que viria a ser uma estrela com muito potencial, deram-lhe o nome da personagem central do filme.
Já seu segundo nome, Leah, é um nome bíblico, de origem hebraica.

Sandy Leah Lima, juntamente com seu irmão um ano mais novo, Junior, filhos do cantor Xororó, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, se apresentaram pela primeira vez em 1989, no programa Som Brasil e, um ano depois, gravaram seu primeiro álbum, "Aniversário do Tatu", que foi lançado em 1991, alcançando, em menos de um mês, a vendagem de 250.000 cópias.
A cantora já ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Multishow de Melhor Cantora em duas oportunidades; já recebeu, também, por diversas vezes, o prêmio promovido pelo canal Nickelodeon na categoria de "Melhor Cantora" .
Sandy participou de vários projetos solo ou em parceria com outros cantores renomados da música popular brasileira. O ponto de partida para o seu reconhecimento como intérprete foi a participação em um especial em homenagem à cantora Elis Regina, transmitido pela Rede Globo, quando Sandy tinha apenas 13 anos de idade.
A partir dessa apresentação, Sandy fez parcerias com Pedro Mariano (filho de Elis), Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marcelo Bratke (com quem montou o show "Piano e Voz" cantando Bossa Nova, Jazz e música erudita), entre outros músicos e artistas.
Sandy teve vários momentos históricos: Show em João Pessoa (2001) para mais de 1,200 milhão de pessoas, o Melhor Show do Rock in Rio III de acordo com o público, junto com seu irmão, foram os primeiros artistas brasileiros que fizeram um show no Maracanã (que deu origem a um CD e DVD), entre outros momentos. Em 1998 a dupla participou de um show em Paris , na copa do mundo.
Durante a sua carreira, foi somando parcerias com grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli, com quem fez um dueto na canção Vivo por Ella, com Enrique Iglesias, cantando You're My #1 e, mais recentemente, em 2006, gravou em parceria com Taboo, do Black Eyed Peas, a canção Nas Mãos da Sorte.
Sandy durante a "Turnê Acústico MTV Sandy e Junior"Sandy e seu irmão anunciaram separação no início do ano de 2007, para se dedicarem a carreiras solo. A dupla percorreu o país em uma mega turnê de despedida até o final daquele ano. Sandy vinha realizando, também, diversos projetos musicais paralelos envolvendo Jazz, Bossa Nova e MPB.
Em 2007, Sandy também fez sua primeira turnê solo, com um repertório super sofisticado, que incluía canções de Tom Jobim, Ira e George Gershwin, Cole Porter, Arthur Hamilton, entre outros. Além de cantar, Sandy também assina a direção musical do espetáculo ao lado do baixista Chico Willcox.
Em 2007, Sandy fez a segunda apresentação do projeto 'Piano e Voz', com o pianista Marcelo Bratker. A primeira apresentação foi realizada em dezembro de 2006 e deu origem ao especial de fim de ano da Cultura.
Em 12 de setembro de 2008, em cerimônia realizada em Campinas, Sandy se casou com Lucas Lima, cantor do grupo Família Lima. Em 2008, Sandy se formou em Letras (português e inglês) na PUC.
Em maio de 2009, Sandy chega as paradas de sucesso do Canada com o single Scandal que foi recentemente lançado e atinge o 13° lugar ultrapassando Christina Aguilera e Katy Perry.
No dia 26 de maio de 2009, Sandy cantou 'As Canções Que Você Fez Pra Mim', no show especial 'Elas cantam Roberto', em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, que está disponível em CD e DVD.
Desde 1999, Sandy é uma das mulheres mais desejadas do Brasil, fazendo parte de várias edições da lista das 100 mulheres mais sexy da revista VIP. Estima-se que seu patrimônio ultrapasse 38 milhões de reais, capaz de ganhar 5 milhões ao ano.
Em Agosto de 2009, Sandy fez sua primeira participação no Criança Esperança, cantando a música Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque, com jovens bailarinas, alunas da veterana bailarina Ana Botafogo.
Em novembro, Sandy mais uma vez entrou para a lista das 100 mulheres mais sexy da revista VIP,ficou em 5°lugar. E no dia 22 , Sandy cantou com Jason Mraz no Festival Natura Nós About Us.
Em março de 2010, Sandy é Eleita A Mulher Do Ano De 2007 no Mulheres Da Década, pelos leitores da revista Contigo.
Após encerrar uma vitoriosa carreira de 17 anos ao lado do irmão, Junior Lima, em dezembro de 2007, Sandy retorna em 2010 com seu primeiro projeto solo.

Autoral e de faixas inéditas, o CD terá a participação especial da cantora inglesa Nerina Pallot em uma das 13 músicas do álbum. O primeiro single deve chegar às rádios e na internet no mês de abril.
A cantora Sandy divulgou dia 24 de março, o endereço do site oficial de sua carreira solo www.sandyoficial.com.br. No futuro site, ainda em desenvolvimento, há um teaser de cerca de trinta segundos sobre seu primeiro projeto solo, que chegará às lojas na primeira semana de maio. Estão previstos novos vídeos para os próximos dias e o primeiro single chegará às rádios e na internet em abril.
Com treze faixas autorais e inéditas, Sandy escolheu “Manuscrito” como o título de seu primeiro álbum em carreira solo, que chega às lojas no dia 7 de maio. A cantora optou por este nome ao concluir o projeto de composições próprias e com algumas parcerias como a dos músicos Lucas Lima e Nerina Pallot. O primeiro single chegará às rádios e na internet em abril.

Dia 31 de março uma rádio tocou a música antes do previsto que era dia 15 de abril. No mesmo dia a música já estava na internet com qualidade baixa e depois foi disponibilizada no site oficial.
A música entrou para os "trending topics" do Brasil no Twitter e teve grande repercussão na mídia.
Por meio de seu site oficial, Sandy divulgou, no dia 31 de Março de 2010, a música “Pés Cansados”, primeiro single de seu projeto em carreira solo. Uma composição da cantora em parceria com o músico Lucas Lima, esta será a faixa de abertura do álbum “Manuscrito”, que virá acompanhado de mais doze inéditas. O CD de estreia chegará às lojas dia 7 de maio.
De acordo com os números oficiais, Sandy teve mais de 60 indicações em prêmios, e ganhou dezenas. Para ver todos os prêmios, confira o anexo abaixo:

2002 Melhor Engenharia de Produção em Álbum
(Sandy & Junior 2001 - engenheiro: Moogie Canazio)

2003
Efeitos Especias (Clipe El Amor no Fallará - álbum Internacional)

2006
Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro (Sandy & Junior 2006)

2008
Sandy participou do Latin Grammy apresentando um prêmio e cantando ao lado de Paula Toller a música 'E o mundo não se acabou' em homenagem a cantora Carmen Miranda.

Discografia

1.1991 - Aniversário do Tatu
2.1992 - Sábado a Noite
3.1993 - Tô Ligado Em Você
4.1994 - Pra Dançar Com Você
5.1995 - Você é D+
6.1996 - Dig-Dig-Joy
7.1997 - Sonho Azul
8.1998 - Era Uma Vez (Ao Vivo)
9.1999 - As Quatro Estações
10.2000 - As Quatro Estações - O Show
11.2001 - Sandy e Junior 2001
12.2002 - S&J Internacional
13.2002 - Ao Vivo no Maracanã/Internacional Extras
14.2003 - Identidade
15.2006 - Sandy e Junior
16.2007 - Acústico MTV

Albuns de Estúdio Solo

1.2010 - Manuscrito

Albuns de Vídeo Gravados da Dupla Sandy e Junior

1.1998 - Era Uma Vez (Ao Vivo)
2.2000 - As Quatro Estações - O Show
3.2002 - Ao Vivo No Maracanã
4.2003 - Acquária
5.2006 - Making Of de Sandy e Junior 2006 (Edição Especial CD 2006)
6.2007 - Acústico MTV

Albuns de Vídeo Solo

1.Documentário 'Tempo' (Edição Especial do Manuscrito)

Sandy se formou em letras em 2008. Ainda não escreveu nenhum livro, mas já participou de livros (com matérias ou apenas fotos) e lançou alguns álbuns de fotos e uma série de revista especiais para fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...